Buscar

Sql server: para quê importar uma planilha do excel quando você pode acessar a mesma dir

Código

Existe uma função Transact-SQL muito boa e pouco conhecida: OPENROWSET.
Através desta instrução você pode acessar uma planilha do excel ou arquivo de texto diretamente do SQL Server.  Imagine que você precise importar uma planilha para uma tabela do SQL Server, você pode usar o famoso e chato DTS, ou simplimente a  função OPENROWSET e fazer a importação de maneira rápida e simples. Desta forma:

Query em Transact-SQL para ler informações da planilha do Excel:

SELECT * FROM OPENROWSET(Microsoft.Jet.OLEDB.4.0, Excel 8.0;DATABASE=C:AmigosRELAÇÃO DE AMIGOS.XLS,  SELECT * FROM [Amigos$])

A instrução SELECT dentro da instrução OPENROWSET é opcional, e pode ser usada qualquer outra instrução T-sql, como count,max,distinct,etc.

Com esta instrução você "usa" a planilha como se a mesma fosse uma tabela do próprio sql server. Poder fazer INSERT, UPDATE, DELETE, JOIN...

A única coisa que não consegui foi acessar (através da rede) uma planilha que não estivesse na própria máquina onde se encontra o servidor. Ficaria muito agradecido se alguém soubesse me ensinar como fazer.

Para mais informações a respeito desta (e de qualquer outra) função, basta escreve-la no query analyzer, seleciona-la e pressionar SHIFT + F1. :-)

Publicidade

Vote na dica




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes da dica

Categoria: Banco de dados
Adicionada dia: 01/11/07
Por: Marcus Ronaldo
Visualizada: 39828 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009