Buscar

Criando relatório no delphi - quickreport

Código

Criando Relatório no Delphi

1.Abra um novo Form

2.Insira o componente QuickRep (aba QReport).

3.Ligar a propriedade DataSet  do componente QuickRep com a tabela que você deseja fazer o relatório. Se não tiver nada nessa propriedade, significa que a tabela não está nesse formulário, então é necessário fazer a ligação com o formulário que tem a tabela, para isto clique no menu File – use unit, escolha a unidade que tem a tabela e clique em ok.

4.Insira um QRBand -  responsável para fazer o cabeçalho. Para isso mude BandType desse QRBand para RBPageHeader. Obs. Sempre que você colocar um QRBand, o tipo dela será Title (título), para mudar esse tipo utilize a propriedade BandType. No cabeçalho, vou querer que saia a data, portanto, coloque o componente QRSysDate e muda a propriedade Data para QrsDate.

5.Insira outro QRBand – responsável por colocar um título no relatório. Coloque dentro dessa banda o componente QRLabel e digite o título do seu relatório na propriedade caption. Para centralizar um título mude as seguintes propriedades do QRLabel : Alignment – tacenter e AligntoBand - True

6.Insira outro QRBand – agora responsável por fazer o relatório em colunas. Para isso, mude a propriedade BandType para RBColumnHeader. Coloque dentro dessa banda a quantidade de QRLabel necessária para montar o seu relatório. Por exemplo, se você quer que no relatório saia Nome, Endereço e Telefone, então coloque 3 QrLabel’s e mude a propriedade caption.

7.Insira outro QRBand – responsável por pegar os dados no Banco de Dados. Mude a propriedade BandType para RBDetail. Coloque dentro dessa banda a quantidade de QRDBText  (dependendo das informações que você quer que saia no relatório – mesmo caso do item acima) e ligue as propriedades DataSet com a tabela e DataField com o nome do campo.

8.Insira outro QRBand – responsável por fazer o rodapé. Mude a propriedade BandType para RBPageFooter. No rodapé eu quero mostrar o nome da pessoa que desenvolveu o relatório, para isto, coloque o QRLabel e mude a propriedade caption, e também o número da página, para isto insira o componente QRSysData, muda a propriedade Data para QRSPageNumber.

9.Salve o seu programa e abra o formulário de menu. Na opção que chama o relatório, fazer a seguinte procedure :

Form3.quickrep1.preview;  

Obs:  Form3 é o formulário do relatório, no seu projeto pode ser outro.
 

Publicidade

Vote na dica




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes da dica

Categoria: Impressão
Adicionada dia: 04/12/06
Por: Vitor Rodrigues
Visualizada: 63928 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009