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Como fazer uma proteção de tela

Código

{Protetor de Tela
Neste artigo iremos entender para que serve o evento OnkeyPress e as propriedades Left, Top, Height e width. Ao longo da matéria, iremos construir uma aplicação que irá simular um protetor de tela, onde veremos a funcionalidade destas propriedades e do evento OnkeyPress.
Alguns objetos como o label, button, form e muitos outros possuem a propriedade height, width, top e left. Veja o que significa cada uma delas:

 Height: Determina a altura do objeto;
 Width: Determina a largura do objeto;
 Top: Posiciona o objeto em relação ao topo da tela;
 Left: Posiciona o objeto a esquerda da tela.
O evento OnkeyPress é iniciado sempre quando uma tecla é pressionada. O form e o edit por exemplo possuem este evento.
Código do Protetor de Tela
No Delphi, inicie uma nova aplicação indo ao menu file -> new application. No form em branco, coloque um label e mude sua propriedade caption para ClubeDelphi. Coloque também um objeto Timer. Altere a propriedade windowsstate do formulário para wsMaximized. Essa propriedade define como o form será mostrado quando a aplicação for executada. Ela possui três opções:

wsMaximized - ao iniciar a aplicação o formulário será maximizado;
wsMinimized - ao iniciar a aplicação o formulário será minimizado;
wsNormal - o aplicativo será iniciado com a largura (width) e altura (left) do form definido em tempo de projeto.
O form também possui a propriedade borderStyle, que define a sua aparência. Altere para bsnone, assim o form ficará sem a barra de titulo e sem nenhuma borda. Veja na figura Anexa o aplicativo em tempo de projeto:


Quando o protetor de tela é iniciado a sua execução só será encerrada se pressionarmos alguma tecla. Bem este código é bastante simples. Selecione o formulário e no seu evento OnkeyPress e escreva o seguinte código:
}

procedure TForm1.FormKeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
close;
end;
{
Simples, não é? Utilizamos o método close para terminarmos a execução da aplicação ao pressionarmos uma tecla.
Agora vem o principal, teremos que fazer com que o label se movimente no formulário. Para que isso aconteça utilizamos o objeto timer. Altere sua propriedade interval para 100 (para saber os conceitos sobre o objeto timer, veja o artigo faça um despertador) e no seu evento ontimer escreva o seguinte código: }


if label1.LEFT > -label1.Width then
label1.LEFT:=label1.LEFT-5
else
begin
label1.LEFT:=FORM1.Width;
label1.TOP:=RANDOM(FORM1.HEIGHT - label1.HEIGHT);
end;
{
Na primeira linha verificamos se a posição em que o label fica a esquerda da tela é maior que a largura do label (note que colocamos a largura sendo um valor negativo. Se for o valor da propriedade left irá diminuir de cinco e o label ficará passando no formulário até desaparecer da tela. Para ele reaparecer, na quinta linha atribuimos o valor da largura do formulário à propriedade left do label e para ele reaparecer, mas em diferentes posições em relação ao topo da tela usamos o código que está escrito na sexta linha. Para que isto aconteça utilizamos o método Random.
Conclusão
Neste artigo além de vermos o conceito do evento OnkeyPress, muito utilizado normalmente com o objeto Edit para a permissão da digitação de alguns caracteres, vimos também como definir a altura e largura de um objeto e atribuir este valor a outras propriedades, como a left e a top que foram as propriedades responsáveis para que o simulador de um protetor de telas funcionasse.

}

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Detalhes da dica

Categoria: Imagens
Adicionada dia: 12/01/04
Por: Abilio Soares Coelho
Visualizada: 8920 vezes

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