createuser [opções...] [nome_do_usuário]
Especifica o nome da máquina onde o servidor está executando. Se o nome iniciar por uma barra (/), é considerado como sendo o diretório do soquete do domínio Unix.
Especifica a porta Internet TCP/IP, ou o soquete do domínio local Unix, onde o servidor está aguardando as conexões.
Exibe os comandos que o createuser gera e envia para o servidor.
Não exibe a resposta.
É permitido ao novo usuário criar bancos de dados.
Não é permitido ao novo usuário criar bancos de dados.
É permitido ao novo usuário criar outros usuários (Nota: na verdade isto faz do novo usuário um superusuário. Esta opção não tem um nome adequado).
Não é permitido ao novo usuário criar outros usuários (ou seja, o novo usuário é um usuário normal e não um superusuário).
Se for fornecido, o createuser solicita a senha do novo usuário, não sendo necessário caso não se pretenda usar autenticação por senha.
Permite escolher uma identificação do usuário diferente do padrão. Embora não seja necessário, algumas pessoas gostam.
Criptografa a senha do usuário armazenada no banco de dados. Se não for especificado, o padrão é utilizado.
Não criptografa a senha do usuário armazenada no banco de dados. Se não for especificado, o padrão é utilizado.
Especifica o nome do usuário do PostgreSQL a ser criado. Este nome deve ser único entre todos os usuários do PostgreSQL.
Será solicitado o nome e outras informações se não forem especificadas na linha de comando.
As opções -h, -p e -e são passadas literalmente para o psql. As opções -U e -W do psql também estão disponíveis, mas podem causar confusão neste contexto.
O usuário foi criado com sucesso.
Aconteceu algum erro. O usuário não foi criado.
Se houver uma condição de erro, a mensagem de erro do servidor será exibida. Consulte o comando CREATE USER e o aplicativo psql para ver as causas possíveis.
O createuser cria um novo usuário do PostgreSQL. Somente os superusuários (usuários com o usesuper definido na tabela pg_shadow) podem criar novos usuários do PostgreSQL, portanto o createuser deve ser executado por alguém que seja um superusuário do PostgreSQL.
Ser um superusuário também implica na capacidade de não ser afetado pelas verificações de permissão de acesso do banco de dados, portanto o privilégio de superusuário deve ser concedido criteriosamente.
O createuser é um script envoltório que usa o comando SQL CREATE USER através do terminal interativo do PostgreSQL psql. Portanto, não existe nada em especial sobre criar usuários desta ou daquela maneira, significando que o psql deve ser encontrado pelo script, e que o servidor de banco de dados deve estar executando na máquina de destino. Também se aplicam os padrões definidos e as variáveis de ambiente disponíveis para o psql e para a biblioteca cliente libpq.