Buscar

Banco de dados relacional

nome

Marcelo Gomes

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.

Estarei abordando neste artigo o conceito de banco de dados relacional. Não esquecendo do padrão xBase muito utilizado ainda hoje. Os mais conhecidos são:  FoxPro, Paradox e dBase (entre outros). Não é pretensão deste artigo se aprofundar muito no conceito de Banco de Dados Relacionais e sim dar uma noção e algumas diferenças entre ele e o padrão xBase.

 

Neste artigo estarei utilizando algumas convenções, sendo :

BD = Banco de dados no padrão xBase

BDR = Banco de dados relacional.

SQL = Structure Query Language

 

O padrão xBase ainda é muito utilizado em pequenos projetos. Para projetos complexos o uso mais comum é a utilização de BDR devido sua robustez, portabilidade e que são ao mais utilizados no mercado.

 

Os bancos de dados relacionais são banco de dados Cliente/Servidor. O termo relacional está ligado à forma do banco de dados armazenar e recuperar informações. Cliente/Servidor é a forma de o banco de dados se relacionar com os programas, àqueles que se utilizam dos serviços do banco de dados.

 

Como é composto um banco de dados:

-          Tabelas : é o conjunto de informações de uma mesma classe. Exemplo : clientes – compreende o conjunto de dados de clientes;

-          Linhas : cada registro de cliente é chamado de linha num BDR;

-          Colunas : cada campo de uma tabela é chamado de coluna num BDR;

-          Chave-primária (primary key) : trata-se de um identificador único de uma linha num BDR

 

O BDR foi baseado na teoria de conjuntos. um dos benefícios deste modelo é que podemos aplicar algumas operações de conjuntos ao BDR, como : relação, produto cartesiano, união e interseção e também algumas propriedades, como : contém, está contido, existe, não existe e etc. Com os recursos acima descritos, os dados podem ser reorganizados e recuperados com maior facilidade. Utiliza-se para utilizar-se de todos estes recursos o SQL.

 

Obs.: Não estarei me aprofundando no SQL. Na internet existem muitos tutoriais e apostilas a respeito da sintaxe da SQL.

 

Arquitetura de um BDR

Todos os BDR possuem programa servidor que ficam em stand-by, aguardando conexões e requisições.

 

Seqüência de uma transação de um BDR:

  1. Programa cliente faz a solicitação de dados ou serviços ao Programa Servidor;
  2. Programa Servidor interage com o BDR para processar a solicitação;
  3. Programa Servidor responde ao Programa Cliente.

 

 

Programa Cliente : é o programa que solicita informações

Programa Servidor : é o gerenciador do BDR que processa as informações (instruções SQL)

BDR : é o repositório dos dados.

 

 

Qual a boa notícia?

O Delphi está preparado para conversar com todos os padrões de BD. Bastando para isto a escolha do componente adequado. Ele torna o tipo de Banco de Dados quase que transparente para o desenvolvedor.  Existem componentes específicos para alguns bancos de dados (chamamos de nativos) e outros mais genéricos(uso do ODBC). A escolha deverá ser feita  quando você estiver na fase de análise de um novo projeto, onde uma das etapas é a escolha do Banco de Dados.

 

Conclusão

A cada dia os programas estão ficando mais complexos, os clientes mais exigentes e o volume de dados a serem armazenados, maiores. Nestes casos o uso de BDR é mais recomendado. Não podemos dizer que estaremos ganhando tempo de desenvolvimento, mas com certeza na qualidade dos dados (se o BDR for bem projetado) e na robustez e segurança que os atuais nos fornecem.

 

Para projeto simples, acredito que você poderá utilizar o padrão xBase com ótimos resultados.

 

Referências:

»Revista Clube Delphi

»Delphi 6 – Tópicos Avançados – Marcos dos Santos Ferreira – Editora Érica.


Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes do artigo

Categoria: Banco de dados
Adicionado dia: 05/10/05
Por: Marcelo Gomes
Visualizado: 10445 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009