Buscar

-programação orientada a objetos(oop - object-oriented programming)

nome

Leonardo Alves Godoy

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.


Introdução
Neste artigo temos um conceito teórico de algo muito difundido nos dias atuais, a Programação Orientada a Objetos (OOP). Note que este artigo não visa esgotar o assunto, pois o mesmo é imenso, o que pretendo com este artigo é apenas introduzir o assunto para aqueles que não conhecem ou mesmo ajudar aqueles que conhecem e ainda tem dúvidas sobre o conceito de OOP. Portanto vou apenas relatar sobre os tópicos que julguei mais básicos do tema.

-Classe
Podemos encarar classe como sendo uma maneira de se agrupar determinadas propriedades que posteriormente poderão ser preenchidas com dados, ou seja, uma classe funciona como um modelo. Uma classe pode passar suas propriedades para outras classes, é o que chamamos de herança. Essa outras classes possuem as propriedades herdadas e ainda a suas próprias propriedades.

-Objeto
O Objeto possui em si as propriedades das classe, porem estas estão definidas, é isso que diferencia um objeto de uma classe.

-Herança
Herança é a capacidade de uma classe "herdar" as propriedades de uma classe mais geral (conforme foi mencionado no item "Classe").

Conforme foi visto nos itens acima, o conceito de OOP é realmente algo complexo e difícel de se entender no início. Por isso vamos estudar um pequeno exemplo para que seja mais fácil o entendimento.

Exemplo:
Vamos criar uma classe com algo concreto do mundo real para facilitar o seu entendimento. Imagine um computador (qualquer modelo). Existem diversos tipos de computadores não? Uma maneira mais genérica de se definir um computador é dizermos que ele é um "aparelho eletrônico dotado da capacidade de efetuar cálculos, armazenar e tratar informações. Pronto definimos a classe 'Computadores'. Porém podemos ainda especificar um pouco mais, um PC por exemplo possui algumas características que lhe são peculiares, assim como um Palm e um Mainframe. Inconcientemente definimos mais três classes, são elas: 'Pcs', 'Palms' e 'Mainframes'. A propriedade da classe 'Computadores' é o fato de possuir circuitos eletrônicos, a partir disto podemos observar que tanto a classe 'Pcs', quanto as classes 'Palms' e 'Mainframes' possuem a mesma propriedade de ter circuitos eletrônicos, isto é a herança. Além disso 'Pcs', 'Palms' e 'Mainframes' possuem suas propriedades peculiares, por exemplo a propriedade de se ter monitor é características dos 'Pcs'. Porém para realmente dizermos que determinado objeto do mundo real é um Pc devemos preencher todas as suas características(propriedades) , por exemplo devemos dizer que o Pc alpha possui um processador Pentium 4, Monitor de cristal líquido, memória de determinado tipo etc. Pronto, definimos um objeto.

Ainda precisamos de mais duas definições básicas:

-Evento
É a capacidade do objeto perceber determinadas atitudes do mundo exterior.

-Método
São as ações que o objeto executará.

Conclusão
Para finalizar o que tenho a dizer é que vocês devem procurar explorar o assunto na internet e em livros, assim aprofundando os seus conhecimentos sobre este inesgotável assunto. Depois que absorver bem a teoria procure aplicá-la na prática, usando sua linguagem favorita. Espero que esta matéria tenha servido para ajudar a iluminar um pouco suas idéias. Para entrar em contato comigo envie e-mails para leo_tux@yahoo.com.br.
Até a próxima!!!

Obs: A trilha sonora utilizada para a criação deste artigo foi baseada em puro Classic Rock (Rush, Led Zeppelin, Asia , entre outras bandas)!!!

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes do artigo

Categoria: Outros
Adicionado dia: 14/07/04
Por: Leonardo Alves Godoy
Visualizado: 19737 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009