Buscar

Curso Delphi – Criando uma Aplicação do Início ao fim - Parte 5

nome

Rubens Antunes

Rubens Antunes, Autor do Livro Delphi Faça uma Aplicação Comercial e Desenvolvedor Delphi desde de 2004.

Curso Delphi – Criando uma Aplicação do Início ao fim - Parte 5

Formulário Cadastro

Olá nesse quinto artigo, estarei escrevendo sobre o formulário de cadastro de Cliente e Produto. Vamos construí-lo.

Abra o Delphi e vá em File, New, Other e abrirá o repositório do Delphi, o que vamos fazer aqui é herdar o formulário modelo, para aproveitarmos as mesmas funcionalidades, sem precisarmos digitá-las novamente. Com o repositório aberto escolha a opção inheritable items, podemos perceber que a direita a pareceu o formulário modelo, dê dois clique no mesmo e salve-o formulário como UfrmCadCliente e mude as seguintes propriedades:


Antes de continuarmos, precisamos criar os componentes que irão dar manutenção ao formulário, para isso vá me File, New, Other e em Delphi Files escolha Data Module, dê o nome de dmCliente e salve-o como UdmCliente. Tecle em Alf + f11 e na tela que se abre escolha UdmPrincipal, ou seja estamos instanciando o data module dmPrincipal para que possamos fazer uso dele. Adicione em nosso data module o componente SqlDataSet da Paleta DbExpress e mude as seguintes propriedades:

SqlConnection: dmPrincipal.ConexaoSisCom Obs.: Caso não apareça nada a frente do SqlConnection você deve apenas abrir o dmPrincipal

Name: sdsCadCliente

CommandText: Clique na reticências a frente e na tela que se abre digite assim:

select
BAIRRO,
CELULAR,
CEP,
CIDADE,
CPF_CNPJ,
ENDERECO,
IDCLIENTE,
NOME,
RG_INSC,
TELEFONE1,
TELEFONE2,
UF
from CLIENTE
Where IDCLIENTE =:pIDCLIENTE

Isto é uma instrução SQL, que nos retorna apenas um cliente por vez, devido a sua clausula where, que vai buscar a chave primária da tabela. Essa clausula cria um parâmetro chamado pIDCLIENTE, esse parâmetro será alimentado com isso o select nos retorna o registro desejado. Clique em OK e abra a propriedade Params, abrirá a seguinte tela:


Este é o nosso parâmetro, selecione o parâmetro e mude as seguintes propriedades:


DataSetProvider: Este componente é responsável em transformar o SQL em DataPacket, o qual o Clientdataset entende.

Coloque no Data Module um DataSetProvider da paleta DataAccess e altere as seguintes propriedades:


ClientDataSet: Esse é o cara! O melhor componente do Delphi, as pesquisas são feitas em milésimos de segundos, ele recebe as informações provindas do DataSetProvider, ele só entende o formato DataPacket. Podemos também guardar informações XML nele e trabalhar desconectado, ou seja, o usuário está realizando uma venda, de repente o servidor cai, imediatamente ele salva os arquivos e um XML e depois atualiza o banco de dados. Coloque no Data Module um ClientDataSet da paleta DataAccess e altere as seguintes propriedades:


Dê dois clique no componente cdsCadCliene e abrirá o fields Editor com o botão direito do mouse escolha add all fields, e todos os campos apareceram.

Selecione agora o formulário frmCadCliente e selecione o campo IDCLIENTE no fields editor e arraste-o para o formulário. Continue arrastando todos os campos deixando o formulário de acordo com a figura a seguir:


Podemos perceber que ele criou um novo DataSource, mas nós não iremos faze uso do mesmo, por isso apague-o e selecione o comoponente DTS e mude a sua propriedade DataSet para dmCliente.cdsCadCliente, caso não esteja aparecendo nada na propriedade DataSet, você deve instanciar o formulário clicando em Alt+F11 e na tela que se abre escolha dmCliente.

Selecione agora todos os DbEdit e altere a propriedade DataSource para DTS.

Selecione o formulário frmCadCliente e vá no evento OnCreate e coloque o seguinte código:

procedure TfrmCadCliente.FormCreate(Sender: TObject);
begin
inherited;
dmCliente:=TdmCliente.Create(self);
dmCliente.cdsCadCliente.Open;
end;

Aqui estamos criando o data Module dmCliente e logo depois abrindo o ClientDataSet.

Selecione agora o formulário frmPrincipal e dê dois cliques no Action Maneger escolha a opção Cadastro e dê dois clique na opção cliente e coloque o seguinte código:

procedure TfrmPrincipal.AC_ClienteExecute(Sender: TObject);
begin
try
frmCadCliente:=TfrmCadCliente.create(self);
frmCadCliente.ShowModal;
finally
freeAndNil(frmCadCliente);
end;
end;

Você precisa também instanciar o frmCadCliente no formulário principal, para isso clique em Alt+F11 e na tela que se abre escolha frmCadCliente.

Ok, Você pode Salvar o projeto e executá-lo e inserir novos registros, alterá-los e gravá-los O formulário de cadastro de Produto é do mesmo jeito, como forma de aprendizado esse formulário vou deixar para você mesmo fazê-lo, ele seguirá o mesmo padrão do formulário de cadastro de cliente.

No próximo artigo estarei falando de pesquisa, ou seja, como visualizar os dados já cadastrados. Até o próximo.

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 2 votos
Aceitação: 20%


Detalhes do artigo

Categoria: Banco de dados
Adicionado dia: 24/11/09
Por: Rubens Antunes
Visualizado: 28541 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009