Buscar

Curso Delphi – Criando uma Aplicação do Início ao fim - Parte 3

nome

Rubens Antunes

Rubens Antunes, Autor do Livro Delphi Faça uma Aplicação Comercial e Desenvolvedor Delphi desde de 2004.

Curso Delphi – Criando uma Aplicação do Início ao fim - Parte 3

Conectando com o Banco de Dados Siscom.fdb

Neste artigo estarei mostrando como fazer a conexão com o banco de dados, para isso irei utilizar a tecnologia de acesso a dados DbExpress, tecnologia esta que é unidirecional.

O que vem a ser o UNIDIRECIONAL, interpretado por muitas pessoas como "o problema" no momento de desenvolver um projeto? A única navegação permitida que podemos realizar em um DataSet do dbExpress é a navegação do tipo IR AO PRÓXIMO (o comando Next de uma query por exemplo), ou seja, ir de registro a registro do início para o final do DataSet. Além disso, estes DataSets nos permitem apenas a visualização dos dados para leitura (dados contidos em uma base de dados relacional).

Com essas características temos, ao meu ver, a principal característica dos DataSets dbExpress. Eles são extremamente leves (ou seja, observamos uma alta performance de acesso a banco de dados, pois não existem tarefas extras para suportar o cursor bidirecional, buffering de registros, entre muitos outros).

Neste momento, vale "lançar" uma observação interessante. Se tentarmos editar, ou excluir, ou inserir um registro no dbExpress será gerada uma exceção!

Vamos enfim fazer a conexão. Vá em File, New, Other, Delphi files e escolha Data Module ou tecle F6 e aparecerá o ID Inseght, digite Data Module e escolha a opção Data Module no new itens. Isto só será possível se estiver usando o Delphi 2010, esse é um novo recurso do mesmo. Mude a propriedade name para dmPrincipal e salve-o como UdmPrincipal. No Data Explorer a sua direita selecione a opção firebird e clique com o botão direito do mouse como demonstra a figura a seguir:


Escolha Add New Connection e preencha a tela que se abre de acordo com a tela a seguir:


Dê OK. E Dê dois clique na opção Firebird e escolha a conexão ConexaoSisCom clicando com o botão direito do mouse e na tela que se abre escolha Modify Connection, na tela que abre preencha a tela de acordo com a figura a seguir:


O Password é masterkey, tecle em Test Connection para testar a conexão, se dê tudo certo, tecle em ok, pronto a nossa conexão já está pronta. Para terminar basta arrastar a conexão para o data module deixando-o dmPrincipal assim:


Caso você esteja utilizando uma versão anterior ao Delphi 2009, basta colocar o componente SqlConnection no data module e dar dois clique no mesmo e preencha a tela que se abre como mostra a figura 03.

Conclusão: Neste artigo procurei mostrar como fazer a conexão, e como funcionar a tecnologia de acesso a dados DbExpress, no próximo artigo irei fazer o formulário modelo, que servirá de base para os nossos formulários. Caso tenham alguma dúvida, meu e-mail é rubensantunes@yahoo.com.br. Abraço e até o próximo artigo.

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 3 votos
Aceitação: 100%


Detalhes do artigo

Categoria: Banco de dados
Adicionado dia: 16/10/09
Por: Rubens Antunes
Visualizado: 27936 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009