Buscar

Curso delphi iniciante completo – sql server express / delphi / dbexpress - parte 1 (preparando toda

nome

Sérgio

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.



Introdução

Ola sejam todos bem vindos a essa minha primeira serie de artigos aqui no portal da Planeta Delphi, meu nome e Sergio Guedes e vou inicia um pequeno mini completo onde vou abordar desde o banco de dados ate o Delphi.

Veja um pequeno recurso do vamos aprender nesse mini curso.

Resumo

Banco de Dados Sql Server Expresss 2005.
Delphi 2007 win32.
Gerador de relatório Rave reports.
Instalador usando Inno Setup.

Modulo 1 - Banco de Dados Sql Server Expresss 2005

Primeiro passo. Precisamos criar um banco de dados e como utilizo na minha empresa o SQL Server 2005 Express, vamos utilizá-lo nesse mini curso, mais as regras usadas na criação dos relatórios podem ser usadas em qualquer banco de dados.

Vamos utilizar a ferramenta free SQL Server Management Studio Express para administrar o Sql Server 2005 que pode ser baixadas no site da microsoft , no fim deste artigo terei os links para downloads.

Para que já utilizava o Sql Server 2000 estava acostumado a utilizar duas ferramentas para fazer administração do banco que eram, Query Analyser e Enterpriser Manager, agora no SQL Server Management Studio Express esta tudo integrado, e vale a pena cita com que os novos recursos do Sql 2005 são muito bons.

Iniciando a Ferramenta

Como nosso primeiro passo, vamos abrir a ferramenta SQL Server Management Studio Express, observem que existem dois tipos de realizamos conexão com o Sql Server 2005 no combox Authentication que são Sql Server Authentication e Windows Authentication as principais diferenças são:




Figura 1.0 - Logando no Servidor



Windows Authentication : Você precisa informar um usuário do windows para se logar no servidor.
Sql Server Authentication : Você precisar usar o usuário do próprio sql server.

Essa opção e previamente configurada na instalação do Sql Server Express, no meu caso abaixo vou utilizar modo do Sql server e vou utilizar o usuário padrão do banco que e user SA que tem acesso de administrador geral do banco.

E aconselhável que você forneça na instalação do mesmo uma senha segura, ate mesmo por que não e permitido instalar como a senha em branco como acontecia na versão 2000.

Para conectamos informe sua senha fornecida na instalação e clique em Connect.

Criação do banco de Dados

No lado esquerdo existe o Object Explorer onde vamos poder administrar todos os nossos servidores de Banco de Dados.

Primeiro passo clique no mais (+) com o nome do servidor, observe que a instancia = nome do servidor esta da seguinte forma no meu exemplo SERVERSIA\SQLEXPRESS, essa e uma regra da versão free do Sql Server 2005, colocar o nome sqlexpress depois do servidor.

Agora clique no mais (+) de databases, bom será mostrados apenas os Banco de Sistemas, para quem estava acostumado com a versão 2000 lembra que os banco criados ficavam todos misturados, já no Sql 2005 não, os mesmos ficam separados.

Clique com o botão direito do mouse sobre databases e escolha a opção New Database. (Veja figura abaixo)



Figura 2.0 - New DataBase




Na tela que se abre a new database, informe o nome do nosso banco de dados no campo Database name, que no meu caso será PlanetaDelphi depois observe que existe uma lista com três opções em select a page, vamos antes de tudo conhecer a aba Options = Opções.



Figura 3.0 - Criando o banco de Dados e configurando




A opção que eu quero mostrar e a Compatibilit level que e onde podemos configurar que esse banco de dados será compatível com versões antigas do Sql server.

Pois poderíamos querer restaurar uma banco de dados de uma versão antiga nesse banco que estamos criando.



Figura 4.0 - Compatibilidade com versões antigas

 

Feito isso voltaremos para a primeira aba e clicaremos em ok para que o nosso banco de dados será criado.

ps: Não se esqueça de fornecedor um nome para o banco de dados J.

Com o banco de dados criado vamos clica no mais do mesmo e selecionar a opção tabelas, depois clique com o botão direito sobre o mesmo e escolha new Table. (Veja figura abaixo)


Figura 5.0 - Criando nova tabela


Crie os campos conforme a figura baixo, e salve a mesma como Produto, observem que temos um campo de que e de uma tabela estrangeira, o CODGRUPO onde será guardado o grupo desse produto, para fins didáticos não incrementei mais esse nosso banco de dados por isso teremos apenas duas tabelas. Produto e grupo.


Figura 6.0 - Criação da Tabela produto


Para definimos um campo como chave primaria da tabela selecione a coluna desejada e clique com o botão direito no mouse sobre a mesma e escolha a opção Set Primary key.


Figura 7.0 - Definindo Chave Primaria

 

O que é Chave Primaria?


Para quem ainda não sabe o que significa chave primaria uma explicação grossamente dizendo e:

O campo definido como chave e único em toda a tabela, isso significa que o valor de cada registro tem que ser diferente,

Veja a estrutura da Tabela de grupo.

 


Figura 8.0 - Tabela de Grupo de Produto 

Depois de termos compreendido o básico do nosso servidor de banco de dados, vamos iniciar a pratica mais ainda focando o banco de dados.

 


Considerações Finais

Para o próximo artigo, vamos precisar popular todas as tabelas para que os nossos relatórios possam ser gerados com informações reais, então para isso no próximo artigo vou explicar as noções básicas de comandos / linguagem ansi SQL.

Posso adiantar que veremos o funcionamento dos comandos sqls.

Insert
Update
Delete

E veremos também como utilizar consultas armazenadas no banco de dados às famosas views.

Para fins didáticos criei um pequeno diagrama de relacionamento das tabelas do nosso pequeno banco de dados.


Figura 9.0 - Diagrama do Nosso pequeno banco de Dados

Conclusão


Bom pessoal por esse artigo e só, espero que tenham gostado, queria deixar um grande abraços para todos os membros do fórum Ti onde sou moderador / adm., e onde sempre troco idéias com o pessoal.

Queria deixar claro que as sugestões ou criticas serão muito bem vindas, para que possamos criar novas matérias e mini cursos aqui para Portal do Planeta Delphi.



Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 1 voto
Aceitação: 20%


Detalhes do artigo

Categoria: Outros
Adicionado dia: 12/02/08
Por: Sérgio
Visualizado: 59873 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009