Buscar

Decision cube - 3a. parte

nome

Exio

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.

    Estimados amigos desenvolvedores,
   
   
Em toda a extensão do documento, a abreviatura (DC) sempre fará referência ao termo Decision Cube
 
    Aprendemos no primeiro passo à finalidade principal dos componentes DC. Num segundo momento, foi apresentado um tutorial básico de conexão do banco de dados com os referidos componentes; porém a forma de conexão estava na solução BDE.  Um pequeno problema foi apresentado quando a compatibilidade dos mesmos com versões recentes do Delphi (6 e 7); esqueça esse problema! a solução será apresentada agora.

    Um certo número de desenvolvedores utilizam a conexão ao banco de dados através dos componentes da paleta IBX, outros utilizam IBO e outra parcela, utiliza-se dos componentes DBX. O Delphi quando é instalado, traz consigo uma versão do DC que somente se conecta com dispositivos em BDE. Para que você possa continuar o seu aprendizado, estou disponibilizando para vocês o link abaixo onde poderá se feito o download do novo DC 2.1. Com essa versão, você poderá se executar DC garantido com o DBExpress e IBx. Infelizmente não testei essa versão com componentes IBo.

Clique aqui para baixar o componente Decision Cube 2.1


    Processo de Instalação do DC 2.1
 
    1 - Descompacte os arquivos em uma pasta qualquer; eu particularmente, deixo todos os componentes que não fazem parte da instalação “natural” do Delphi, em uma pasta chamada componentes.
    2 - Na pasta onde o componente foi descompactado, copie o arquivo correspondente a sua versão do Delphi para a pasta BIN do Delphi – Se você está usando a versão 7, copie o arquivo fds70.bpl; se for a versão 6 copie o arquivo fds60.bpl.
 
    3 - Execute o programa Delphi. Avance até o item de menu Tools > Enviroment Options > Library.
    4 - Adicione na Library, a pasta \Lib60 se a sua versão do Delphi é a 6.0 ou clique na pasta \Lib70 se a sua versão for a 7.0. Execute esse mesmo processo, mas agora adicione a pasta Src.
    5 - Vamos partir para a fase final do processo de instalação dos componentes. Você poderá optar por duas formas de adição de componentes Barra de Componetes do Delphi: A primeira é adicionando o pacote *.BPL e a segunda é abrindo os arquivos *.DPK e compilando-os.

    5.A – Adicionando os componentes através da janela 

    Clique no item de menu Component > Install Packages... Em seguida, pressione o botão Add e localize a pasta BIN dentro do Delphi e procure pelo pacote fdsXX.bpl. Pressione o botão Abrir e os seus componentes estarão instalados.


     5.b – Compilando os arquivos *.dpk
    

    Clique sobre o item de menu File > Open e abra a pasta principal que contem os arquivos descompactados do DC. Selecione os arquivos fdsXX.dpk e dclfdsXX.dpk, onde os XX representam a sua versão Delphi. Clique no botão Compile em cada uma das janelas e compiles os respectivos pacotes. Para finalizar, clique no botão Install para que os componentes possam ser instalados. Os componetes estarão disponíveis na paleta Decision Cube antiga.

RECOMENDAÇÃO

Há uma pasta chamada DEMOS. Abra, compile e execute o arquivo. Veja os exemplos disponíveis. Se antecipe ao que vem.

Os componentes instados são esses:



    

Até mais pessoal.

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes do artigo

Categoria: Outros
Adicionado dia: 24/01/07
Por: Exio
Visualizado: 21786 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009