Buscar

Criação de banco ib/fb em rede

nome

Eneias Carvalho

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.

Tudo bem pessoal? Espero que sim.

Bem, hoje vim falar sobre um assunto que irá interessar a muitos desenvolvedores iniciantes (lembrando que meu foco com meus artigos são os usuários iniciantes), pois bem, quem está começando a trabalhar com banco de dos client/server como por exemplo ib/fb, costuma o instalar localmente e realizar todas as operações localmente, como criação de tabelas, procedures, views, etc..., e por default o endereço de um servidor local é “localhost”. Em meu último artigo apresentei como trazer tabelas do access para o interbase, há uma tela onde mostro o nome do banco em interbase para o qual desejo enviar a tabela em access, e quando informo o banco tenho de informar o nome do servidor, na imagem abaixo consta o endereço: “127.0.0.1:c:\...”.

O que seria esse “127.0.0.1”?

É justamente o nome do servidor, localmente você poderia colocar no lugar do “127.0.0.1” o “localhost”, mas lembrando que o endereço de ip “127.0.0.1” é equivalente á “localhost” em outras palavras “127.0.0.1 = localhost e localhost = 127.0.0.1”.
Agora vamos trabalhar com um servidor ib/fb que não esteja em nossa máquina e sim em uma maquina qualquer da rede, primeiramente vamos nos certificar que existe alguma maquina na rede com o servidor ib/fb instalado. O próximo passo será saber qual o nome da máquina na rede e se o servidor está ativo, prestem muita atenção a estes detalhes, pois mesmo que você saiba o nome da máquina onde está o servidor se o mesmo não estiver ativo, não adiantará de nada, seguindo em frente, agora iremos baixar a ferramenta de gerenciamento IBExpert, mas você poderá optar por qualquer uma de sua preferência, o IBExpert pode ser baixado do site do fabricante, você terá de fazer um cadastro para tal, o endereço é http://www.ibexpert.com feito isso o próximo passo será adquirir as bibliotecas clientes.

Imagem 1

Más por que adquirir as bibliotecas cliente?

Bem como sua máquina não é o servidor de banco de dados, partimos do ponto que você não tenha as bibliotecas (dll’s) de acesso ao servidor.

Mas quais são essas bibliotecas e onde encontrá-las?
As bibliotecas são “GDS32.DDL” para Interbase e “FBCLIENT.DLL” para Firebird, você pode adquiri as mesmas no próprio servidor de banco de dados, ou você pode baixa-las da internet, tarefa que não será difícil, logo após isso as instale (cole) na sua pasta system32 (winXP), agora estamos prontos para iniciar o processo.
A tela a seguir é a tela do IBExpert, lembrando que você poderá utilizar o gerenciador de sua preferência.

Imagem 2

Na tela seguinte informamos o nome da base de dados, a biblioteca cliente, usuário e senha, na imagem coloco como biblioteca cliente a ddl “fbclient.ddl”, pois estou me conectando a uma base de dados firebird, caso você utilize interbase pode deixar a biblioteca que se encontra por default que é a “gds32.dll”, após informar tudo que for necessário damos um "Ok".

Imagem 3

nesta tela iremos efetuar o registro do banco de dados, informe o que lhe é solicitado logo após aperte “Register”, então a base de dados constara na arvore de bancos do IBExpert, vc pode notar que o mesmo aparece na cor cinza, dando um duplo click na imagem a mesma se conectará a base de dados, como mostrado na imagem, bem é isso, não ilustrarei a criação de tabelas aqui pois o objetivo não é este, no próximo artigo mostrarei como registrar uma base de dados em um servidor remoto.

Imagem 4

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes do artigo

Categoria: Banco de dados
Adicionado dia: 26/10/06
Por: Eneias Carvalho
Visualizado: 33378 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009