Buscar

Importação de tabelas access para interbase

nome

Eneias Carvalho

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.

E ai pessoal tudo blz?
Bem hoje vim escrever um artigo que interessa muito para iniciantes em banco de dados interbase, quando inicie o desenvolvimento em ib, tive grandes problemas em migrar minhas antigas aplicações, pois as mesmas utilizavam banco access (se é que pode-se chamar access de banco), pois bem, tive de fazer tudo no braço, cria estrutura, e o pior de tudo, incluir registros, pois não sabia como o fazer de outra forma, depois fiz umas pesquisas e vi que tive um trabalhão em vão, existem varias maneiras de se migrar suas bases de dados access para ib, posso citar duas que são bastante interessantes, a primeira por meio de ODBC e a segundo usando algum aplicativo que faça tudo por você, como é de se esperar eu como acredito que a grande maioria optará, optei pelo aplicativo.
 
Mas onde encontrar?
Bem partindo do ponto que você tenha alguma versão do ib instalada vamos em frente.
Obs: não testei na versão mais nova o ib.
Como funciona a aplicação?
 
Bem de maneira geral a aplicação analise sua base de dados em access, se conecta a sua base ib e importa a tabela com os dados, más vamos refinar no passo a passo.
Antes de mais nada baixe o aplicativo no seguinte link .
A tela inicial da aplicação é a seguinte:

Imagem 1

Apenas de next.
Obs: como podem observar o nome do aplicativo é MS SQL to InterBase Convert, más o mesmo serve para qualquer provedor OLE DB, ou seja, tudo que é possível conectar com ADO, é possível converter para ib, como MS SQL, Oracle, DB2 e ai por diante.
Na tela seguinte podemos digitar as informações e/ou clicando em “Build” é possível abrir a janela de provedores para seleção do provedor OLE DB, por default o mesmo já está adaptado para access utilizando o JET, procuramos nossa base de dados e logo após selecionamos a mesma.
Então damos next para ir para seleção da base de dados do ib, buscamos nosso banco e damos next.

Imagem 2

Nesta tela selecionamos nossa base de dados do interbase.

Imagem 3

Na tela seguinte varias opções customizáveis dependendo de como vc criou seu banco dados não haverá necessidade de seleção de nenhuma, logo abaixo observe 3 botões “Select Tables”, “Select UDF Libraries”, “Select Defaults”, caso vc queira trabalhar apenas uma tabela especifica click em “Select Tables” e escolha sua tabela, em seguida de ok e next.

Imagem 4

Então é gerado o script para o banco, dê next.


Imagem 5

Na tela corrente click em “Migrate” para iniciar a migração da tabela para sua base de dados.

Imagem 6

Se tudo ocorrer corretamente você será informado, ai termino então verificaremos se foi tudo transferido de forma correta.

Imagem 7

Como pode ser observado, tudo foi convertido, espero ter ajudado, até a próxima.

Imagem 8


Download do exemplo

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes do artigo

Categoria: Banco de dados
Adicionado dia: 26/10/06
Por: Eneias Carvalho
Visualizado: 25142 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009