Buscar

Performance de aplicações de banco de dados.

nome

Eneias Carvalho

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.

Bem pessoal aqui estou eu novamente, hoje vim escrever um pequeno artigo sobre performance de aplicações de bancos de dados, levando em consideração componentes, pois bem, vamos la:
 
Um dos grandes problemas hoje em dia para o desenvolvimento são os requisitos do sistema. Você desenvolve uma aplicação onde exige um hardware mínimo, mas muitas das vezes ou na grande maioria os mesmos não são atendidos, por isso quanto menos recursos você exigir da maquina, menos escrava de sua aplicação a maquina estará.

Quando se trabalha com banco de dados se exige um grande uso da cpu levando em consideração o SGBD utilizado e o tamanho do banco de dados, existem componentes para facilitar o acesso a dados e manipulação. São os conhecidos: DBControl’s (como eu gosto de chamar). Estes componentes nos possibilitam, sem nenhum esforço, operações relacionadas a bancos de dados, mas para toda facilidade existente há um preço a ser pago, dependendo da aplicação, dos dados a que a mesma deve manipular, esse valor(performance negativa) pode ser tornar muito alto, por isso, antes de mais nada, evite ao máximo utilizar componentes TTable, pois os mesmos tornam a aplicação mais lenta.

Procuroe usar TQuery’s, e quando utilizar as TQuery’s procure parametizá-las de forma a não exigir muito da  maquina e da rede (caso sua aplicação esteja em rede), ou seja, evite a utilização dos famosos:

“select * from...”

Selecione apenas o que for necessário, se o que o você deseja é exibir informações referentes a um cliente por exemplo use algo do tipo:

“select nome, cpf, rg, fone from TbClientes”

Assim você irá exigir menos esforço da máquina para atender a sua consulta.
Ai vem a pergunta:

E quanto a exibição de dados?, não é mais fácil utilizar os componentes que já vem prontos para isso?

Bem para exibição de dados posso dizer o seguinte, “todos” os DBControl’s são descendetes de componentes comuns como TDBEdit -> TEdit, claro que com suas particularidades adequadas ao uso de bancos de dados, por isso para exibir informações de dados procuro utilizar não DBCOntrol’s, quanto a outra pergunta, claro que é mais fácil utilizar DBControl’s, mas com o uso de não DBControl’s você ganha performance em suas aplicações.
Então vem a outra pergunta:

Como eu exibo informações de meu banco de dados em um campo TEdit?

De maneira geral isso é simples, supondo que você já esteja utilizando uma TQuery para ganho de desempenho, e você queira exibir o campo “nome_cliente”, você o faria da seguinte forma:

Edit1.Text := TQuery1.FieldByName(‘nome_cliente’).AsString;

Supondo que você tenha botões de navegação, o código acima deve ser incluído em todos, ou você pode criar uma procedure e apenas informá-la no código dos botões de navegação.

Bem o artigo é simples, o que quis mostar é que, existe alternativa para quase todos os componentes de dados, e quando você utiliza outros componentes que não fazem instância direta ao banco ,você tem um grande ganho em performance.

Seguem links para imagens de programas utilizados na criação do artigo:
Imagem 1
Imagem 2

Espero ter ajudado, e qualquer dúvida, favor entrar em contato, através do formulário abaixo.

Eneias Carvalho.

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes do artigo

Categoria: Banco de dados
Adicionado dia: 11/10/06
Por: Eneias Carvalho
Visualizado: 15753 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009