Buscar

Remote debbuger server

nome

João Marcos Sakalauska

Colunista ainda sem descrição. Caro colunista, por favor envie-nos sua descrição.

Olá amigos leitores!

Nesse artigo gostaria de passar para vocês um recurso muito bacana que pode salvar a vida de muita gente dependendo da complexidade do problema encontrado no projeto. Esse recurso é o "Remote Debbuger Server" que vem no pacote de instalação do Delphi (nesse artigo estou usando o Delphi 5 mas para Delphi 7 os passoa são os mesmos).

A principal função desse recurso é possibilitar que uma máquina de desenvolvimento qualquer (um cliente) possa "debbugar" remotamente uma aplicação que esteja rodando em ambiente de produção (um servidor).


Vou citar um exemplo prático. Certa vez preparei um Build de um projeto intraweb que rodava sem nenhum problema na máquina onde desenvolvi. Mas quando o cliente foi executar os relatórios sempre apresentava erro. Tentei inumeras alternativas e estava quase desistindo quando um amigo pediu para eu testar o "Remote Debbuger Server".

Fiz um teste deixando o executável em um servidor onde não tinha Delphi instalado (com a finalidade de simular o ambiente do servidor do cliente) e da minha máquina consegui observar o comportamento do sistema no servidor. Assim consegui resolver o problema dos relatórios.

Bom, chega de conversa e vamos praticar:


Para esse teste disponibilizarei uma aplicação para ser baixada aqui no site.

No servidor, onde ficará a nossa aplicação a ser testada instale o "Remote Debbuger Server".



Após a instalação execute a o "Remote Debbuger Server".



Repare que o ícone de um inseto verde aparecerá na barra de ferramenta próximo ao relógio do windows.



Agora iremos testar a nossa aplicação.

Abra no delphi a aplicação criada para esse artigo e em seguida clique em: Project -> Options -> Linker, marque a opção "Include Remote Debug Symbols".



Compile o projeto e em seguida copie os arquivos .exe e .rsm para o servidor em uma pasta de sua preferência.

Novamente no Delphi clique em Run -> Attach to Process, verifique se uma lista de processos está sendo exibida e
propositalmente coloque o ip da sua máquina (de desenvolvimento), nenhum processo deve ser listado e a mensagem "Unable to connect to remote host" será retornada. Em seguida troque o ip digitando o ip do servidor onde deve estar rodando o "Remote Debbuger Server", assim a listagem deve ser atualizada com os processos do servidor.

Feche a janela Attach to Process e clique em Run -> Parameters -> Remote, no campo "Remote Path" digite o caminho da pasta
junto com o nome do executável e em "Remote Host" digite o IP do servidor onde está o executável e depois clique em "Load".



Dessa forma o delphi iniciará a aplicação como se você tivesse compilado com a tecla F8, mas desse passo em diante basta rodar a aplicação deixando o breakpoint em algum lugar do código para você conseguir visualizar o executável rodando no servidor e parando de executar exatamente onde foi colocado o breakpoint, e daí em diante você poderá continuar a executar pelo código fonte.

É isso aí pessoal, espero que esse artigo possa ajudar. Dúvidas ou sugestões mandem para João Marcos - jsakalauska@gmail.com

Publicidade

Vote no artigo




Quantidade de votos: 0 votos
Aceitação: 0%


Detalhes do artigo

Categoria: Outros
Adicionado dia: 05/10/06
Por: João Marcos Sakalauska
Visualizado: 20980 vezes

Planeta Delphi - Tudo sobre programação Delphi Planeta Delphi - www.planetadelphi.com.br - Todos os direitos reservados | Copyright 2001-2009